Instalações Elétricas: Introdução e Fontes de Energia - Aula 01




É inquestionável a importância da eletricidade na vida de todos, já que ela é a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno. Ela é responsável pela iluminação dos ambientes, pelo funcionamento do eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, além do funcionamento de fábricas, supermercados, shoppings e incontáveis outros lugares precisam dela para funcionar. Sem contar que uma boa parte dos avanços tecnológicos alcançados se deve à energia elétrica.

Entretanto, caso seja mal empregada, ela pode trazer perigos como choques, curto-circuitos e incêndios. Por isso, para aproveitar da melhor forma possível a energia elétrica, é necessário conhecer todas as suas particularidades. Assim, nesta série de matérias sobre instalações elétricas, vamos aprender sobre as fontes de energia, os circuitos, cálculos, pontos e plantas para empregarmos corretamente a um projeto arquitetônico.

Então, vamos lá!

______________________________________________________________________________


01. Fontes de Energia

Existem diversas formas de energia no mundo, sendo estas as principais forças que as originam e as suas energias derivadas, entretanto, a energia é geralmente classificada segundo três grupos de fontes de energia:

>> Convencionais:

  1. Petróleo
  2. Gás Natural
  3. Carvão
  4. Hidroeletricidade
  5. Biomassa 

>> Não convencionais ou alternativas:

  1. Marés 
  2. Eólica 
  3. Ondas 
  4. Xisto 
  5. Geotérmica 
  6. Fissão nuclear 
  7. Solar

>> Exóticas:

  1. Calor dos oceanos
  2. Fusão nuclear

02. Classificação das Fontes de Energia


> Não renováveis: São os recursos energéticos disponíveis ou existentes na Terra em quantidades fixas, e que se esgotam à medida que vão sendo consumidos.
Ex.: petróleo, carvão, gás natural, energia nuclear de fissão ou cisão (urânio) e energia nuclear de fusão (deutério). 

> Renováveis: São os recursos energéticos existentes que não se esgotam, porque resultam de fenômemos naturais que se renovam periodicamente.
Ex.: energia solar, energia eólica, biomassa, energia hidráulica, energia geotérmica


______________________________________________________________________________

Fiquem ligados nas próximas matérias! :)

Manual do Arquiteto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram