Projeto Arquitetônico: O que é?





   Um Projeto Arquitetônico não se resume a apenas ao desgastante processo criativo pelo qual passamos. Além disso ele também é um conjunto de normas e passos necessários para o planejamento de uma edificação, regulamentada por um conjunto de normas técnicas e por um código de obras.

  1. Normas a consultar

_____________________________________________________________________________

- Código de Obras

- NBR 6492 - Representação de projetos de Arquitetura

- NBR 8196 - Emprego de Escalas

- NBR - 8403 - Aplicações de Linhas - tipos e larguras

- NBR 10068 - Folha de desenho - layout e dimensões

- NBR 13142 - Dobramento e cópia



  2. Fases do Processo


_____________________________________________________________________________

1. Levantamento de dados: É essa a hora em que o arquiteto tem o contato inicial com o cliente para entender quais os seus objetivos e necessidades, além de fazer visitas ao terreno onde será feito o projeto, para estudar suas dimensões, solo, ventos e outras características do mesmo. 

2. Estudo preliminar: Nesta etapa você deverá, com todas as informações que obteve do cliente, elaborar o seu Programa de Necessidades, Pré-Dimensionamento, Fluxograma e Funcionograma, dando assim início a um esboço do projeto. Esta etapa deve ser acompanhada de perto pelo cliente, já que é o início da elaboração da planta e é quando ele deixa claro suas necessidades e preferências. Não se deve passar desta etapa para a próxima sem receber a aprovação do cliente.

3. Anteprojeto: É nesta etapa em que realmente começamos a nos preocupar com as características da obra. Antes de tudo, com os dados obtidos na etapa anterior, deve-se fazer os ajustes do pré-dimensionamento, e logo depois começar a desenvolver o projeto com a elaboração da planta baixa de cada pavimento. Esta etapa deve ser feita em conjunto com o estudo e definição da estrutura, volumetria, instalações hidráulicas e sanitárias, cobertura e pilares, nunca deixando de consultar o cliente e buscar sua aprovação. Após a finalização dessa etapa é necessário que o cliente aprove novamente, para que possamos passar para o próximo passo.

4. Projeto legal: É nesta etapa em que conferimos (ou corrigimos) todas as plantas e verificamos se todas estão de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes, a fim de ser aprovada pela prefeitura. 

5. Projeto executivo: Esse é o passo técnico em que é desenvolvida a parte detalhada do anteprojeto, integrando os projetos complementares (estrutural, elétrico, telefônico, hidráulico etc.) e dando condições para que a obra possa ser executada.


  3. Peças Gráficas

_____________________________________________________________________________

a) Plantas:

- Planta de Situação
- Planta de Locação (ou implantação)
- Planta de edificação (planta baixa)

b) Corte

c) Fachada

d) Elevações

e) Detalhes ou ampliações

E as partes escritas necessárias a um projeto são:

a) Programa de Necessidades
b) Memoria Justificativo
c) Discriminação técnica
d) Especificações
e) Lista de Materiais
f) Orçamento


Sendo que todos esses itens citados a cima devem estar de acordo com as suas normas específicas!

Basicamente essas são as etapas que são seguidas para serem feitos os Projetos Arquitetônicos, mas algumas delas podem variar de arquiteto para arquiteto, já que cada um tem um método de sua preferência.

Manual do Arquiteto

2 comentários:

Instagram